fonte

Ultimas Notícias

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Festas Juninas



Festas Juninas

Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Para homenagear os três santos, acontecem as Festas Juninas, em todo o Brasil. Em algumas regiões, há grandes eventos com a tradicional quadrilha, fogueiras, casamento caipira, além das delícias culinárias dessas festas, como pamonha, bolo de fubá, vinho quente e quentão. No Nordeste, é comum a formação de grupos que levam à sério toda a produção, desde os enfeites do arraial com bandeirinhas e balões de papel até as fantasias, todas coloridas. Já no Sudeste, em muitas cidades ocorrem às festas como manda o figurino, mas também são comuns as quermesses, com barracas de bingos e cheias de comidas e bebidas típicas de festas juninas. O Guia da Semana preparou um roteiro de festas típicas espalhadas de norte a sul do país, além de simpatias e receitas das delícias encontradas nesses eventos. Junina ou Joanina?A Festa Joanina (como é chamada nos países católicos europeus) veio para o Brasil junto com os portugueses, na época da colonização. Aqui, mudou o nome para Junina e se adaptou aos costumes locais, como na dança, com o forró e a quadrilha, e no cardápio, que acrescentou milho, mandioca em diversas receitas de doces e salgados. Na França, a quadrilha é a chamada de dança de salão e, no Brasil, passou a acontecer nas ruas, ao redor da fogueira de cada santo que possui um formato diferente: a de Santo Antônio é quadrada; já a de São Pedro é triangular e a de São João é em forma de pirâmide, com a base arredondada. Os casais obedecem a um organizador da dança, que os levam pelo "caminho da roça" até o local onde acontece o casamento caipira. De acordo com a religião católica, a fogueira é o símbolo do nascimento de São João Batista, filho de Isabel. Para avisar sua prima Maria do nascimento de seu filho, Isabel ascendeu uma fogueira no auto de um monte, após o parto. Não só os três santos são homenageados como também são citados em muitas simpatias. Os seguidores buscam o nome do amor eterno, como conquistar a pessoa amada, conseguir dinheiro e até proteção contra mau olhado. As mulheres, principalmente, maltratam a imagem de Santo Antônio, o "santo casamenteiro", a colocando de cabeça para baixo dentro de copos de água ou a escondem, até encontrarem o marido perfeito.

Infelizmente na atualidade já não se cultuam tanto estas festas tradicionais, quase caindo mesmo no esquecimento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde Querido!
Infelizmente tens razão !!
A muito que festas como quermeses, festas juninas e tantas outras coisas "Sairam " de moda como dizem atualmente.
A devassidão e a perca de valores é que estao na dita "Atualidade"
É triste , mais infelizmenete é a verdade!!


Um abraço fraternal

Anônimo disse...

Bom Dia Querido e caro Amigo!!
Passando para agradecer mais uma vez sua doce e prreciosa presença lá no meu blog viu?
ah quanto a musica lá , é Nocturne de Chopin que amo de paixão e que tocava sempre que eu ia as palestras do Centro Espirita Casas Andre Luiz, me traz muita paz !!


Beijos Querido

Ava disse...

Candinho, hoje fui numa festa junina aqui na minha cidade.

A decoração estava linda!!!

Mas realmente está havendo uma mistura de músicas que nada tem a ver com a festa...

As quadrilhas, tinha até concursos, estão adaptando funk para dançar...rsrsr
Veja se pode? rsrsrs

E depois uma bande de forro, dessas qe que nã tem nada a ver....

Um forro que mais parece axé!


São nossos costumes sendo adulterados.rsrsrs


Pelo menos o quentão era o tradicional... Uma delícia!



Beijos avassaladores!

Anônimo disse...

Realmente, Candido, hoje em dia já não se cultuam mais tanto esse tipo de festa, e se as fazem,já são outros moldes.
Hoje em dia jánão curto mais essas festas,mas antigamente,na minha época de adolescência e atéum tempo atrás, eu gostava muito da magia das festas juninas.
É uma pena que estejam se descaracterizando.
Primeira vezno seu blog. Gostei muito!
Abçs!

Presente da Neide

Pura Luz.Presente da Neide

Avassaladora

Avassaladora

Minha lista de blogs

Seguidores

A de Amar

Palavras, Arte e Blá blá blá

Felicidade à Vista